Facilidades

Como utilizar fumaça como ingrediente

Você sabia que podemos utilizar a fumaça como ingrediente? A fumaça tem ação conservante, bacteriostática e bactericida, e hoje é bastante utilizada como técnica e forma de saborizar ingredientes e trazer experiências inusitadas!

O domínio do fogo pelos nossos ancestrais nos deu abertura para o que nós conhecemos e conquistamos da gastronomia atual, mas cada vez mais estamos explorando as alternativas que não só o fogo propriamente dito nos dá, mas também o que ele produz como consequência, como, por exemplo, a fumaça, que lá atrás, na falta de refrigeração, era utilizada como uma técnica de conservação de alimentos

Existem basicamente quatro formas de defumação e consequentemente de inserirmos fumaça na gastronomia. São elas:

Defumação quente:

É o processo que ocorre em temperatura superior a 65 graus dentro de um defumador, fumeiro ou em estufas industriais, conferindo além do sabor de defumação, coloração e textura características.

Defumação a frio:

É um processo que defuma sem exposição ao calor, geralmente a temperaturas inferiores a 32°C. Produz um sabor de defumado mais intenso e mais rápido, além de proporcionar a defumação de ingredientes que não podem ser aquecidos sem perder suas propriedades, forma e textura, como bebidas alcoólicas, queijos e frutas sensíveis, pois não envolve o cozimento do alimento.

Defumação com produtos (fumaça líquida e em pó)

É utilizado como uma alternativa de impregnar o sabor de defumado de uma forma mais controlada, mas ao mesmo tempo instantânea.

A fumaça líquida é um produto natural obtido pela vaporização de água e condensação da fumaça da queima de uma madeira, e a em pó é a condensação dessa fumaça líquida.

Pitsmoker:

Pistolas de defumação ou vidros e potes de fumaça líquida ou em pó podem trazer para a gastronomia mais interação entre os sentidos e novas experiências, e não apenas o que nos trazia quando aprendemos a dominar o fogo!

Gostou da dica? Quer conhecer mais sobre nossos processos e equipamentos?  Solicite um atendimento com nossos especialistas.

 

Leia também nosso post sobre: A importância da refrigeração na segurança alimentar e na conservação dos alimentos 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *