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MARKETING PARA HAMBURGUERIAS

O sucesso de uma Hamburgueria espelha a paixão do chef pelo hambúrguer, mas não adianta produzir o melhor lanche se ninguém conhece sua marca, não adianta ter a melhor experiência de atendimento no salão se ninguém sabe onde é o estabelecimento, em outras palavras, sem uma boa ação de divulgação e um bom marketing, seu negócio estará fadado a só atingir as pessoas da rua, do bairro ou talvez apenas seus amigos e conhecidos.

Quem atua em delivery tem a vantagem que os aplicativos indicam ou listam o estabelecimento nas opções para o consumidor, já no salão, a maior parte do movimento vem de fora, de outros bairros e até cidades, mas o que faz essas pessoas encontrarem e frequentar sua hamburgueria? Como chegar até essas pessoas, como mostrar os diferenciais do seu negócio? Quais diferenciais devem ser informados através de ações de marketing para atrair esse público? Neste artigo, listamos uma série de dicas que com certeza, irão colocar sua hamburgueria na rota dos consumidores mais famintos.

O básico bem-feito, é marketing!

  1. Preocupe-se em fazer bem-feito: em entregar qualidade desde o item mais simples do cardápio, não há nada mais desagradável do que gastar dinheiro com comida ruim. A qualidade deve superar a expectativa, assim o cliente sai com vontade de voltar de novo, e será grande a chance de comentar e indicar aos seus conhecidos e familiares, fazendo um marketing boca-a-boca.
  2. Ouça o que o cliente quer: carne de qualidade, pão de qualidade, legumes frescos, mas também opções de acompanhamentos, bebida gelada que agregam e são ótimos para aumentar o ticket médio.
  3. Opções de acompanhamentos: além da batata frita; molhos especiais, onion rings, batatas rústicas, batata chips, coberturas como cheddar, bacon, cebola crispy, são opções que enriquecem a experiência e muitas vezes, pode haver clientes que vão até sua hamburgueria devido a uma batata sequinha e crocante do que pelo lanche.
  4. Higiene impecável: A recente pandemia, emergiu uma maior preocupação do público com higiene e segurança alimentar. É extremamente importante que, além de uma limpeza impecável, seu estabelecimento mostre essa preocupação com seus clientes, como a disponibilização de álcool gel em todas as mesas do salão.
  5. Espaço com conforto: Independente do tamanho do salão, o ambiente deve ser confortável, iluminação adequada, agradável, som ambiente com músicas que conversem com a temática da decoração e em um volume que permita os clientes conversarem sem precisar elevar a voz.

Experiência no ambiente

É comum hoje termos hamburgueria com as mais diferentes temáticas como: retrô, temas de filmes, temas de heróis, temas rock-and-roll e outros, tudo para gerar uma experiência única ao cliente. Quando falamos de experiência de marca este ponto deve ter uma atenção especial, cores e objetos de decoração devem se conversar. É recomendável a contratação de arquitetos ou empresas de cenografia para ter sucesso neste quesito.

Agradar a todos?

Definitivamente é unânime entre empresários de sucesso que é impossível agradar a todos os públicos. De forma que, é importante termos um público bem definido para a hamburgueria e tudo girar em torno dessa segmentação. Não conseguiremos agradar a todos, mas podemos disponibilizar um cardápio que atenda gostos e necessidades específicas como, lanches sem glúten, opções para intolerantes à lactose, opções veganas e vegetarianas, e fica a dica: hoje existe uma escassez de opções assim no mercado.

Além do fim de semana!

O fluxo de clientes no fim de semana geralmente é o maior, mas existem estratégias para que seu negócio não fique vazio durante a semana, seguem algumas ideias:

  1. Promoções ou receitas que só são servidas em um dia específico da semana.
  2. Opções de jogos, playlists específicas para cada dia da semana.
  3. Aceitar vale-refeição e alimentação como forma de pagamento, a maioria dos trabalhadores utiliza somente estes cartões para se alimentarem durante a semana, se a hamburgueria fica próximo a grandes centros comerciais com muitos escritórios ou universidades na região, isso poderá aumentar muito o fluxo da semana.

Marca e identidade

Invista no desenvolvimento de uma identidade visual, de um logotipo e de uma marca, que as pessoas ao verem lembrarão da sua hamburgueria e da experiência que tiveram. O logotipo deve ter um visual agradável, fácil de ler e entender e de preferência ser desenvolvido por um profissional, um designer ou publicitário.

O logotipo deve ser expressivo com símbolos, cores, tipografias, grafismos, personagens, que sejam facilmente identificados e não esqueça de registrar sua marca no INPI, para protegê-la e evitar que seja copiada ou mesmo que ela seja tão semelhante à outra que te force a mudar de marca quando o negócio já estiver consolidado.

Apresentação e embalagens

A forma como o lanche é entregue faz parte da experiência do cliente, um lanche entregue em um saco amassado ou entregue suado em uma embalagem padrão de isopor até é aceitável para novos empreendedores, mas não se você quer causar uma boa impressão tentando transferir ao delivery um pouco da experiência que o cliente teria se estivesse no salão.

As embalagens, quando bem pensadas, reforçam a identidade da marca, mantem os lanches aquecidos e retardam sua deterioração. Ao escolher as embalagens, opte por opções mais sustentáveis e ecológicas que têm sido muito valorizadas ultimamente, principalmente pelas novas gerações.

Seja, esteja no digital!

Nos últimos dois anos, vivenciamos um forte crescimento das vendas online e da digitalização do comércio. Mais de 70% das empresas recorreram as redes sociais para gerar demanda após o início da pandemia (fonte: Diário do comercio).

Não dá para um empreendedor ver seus concorrentes decolando nas redes sociais e não tomar nenhuma atitude. O fato é que, a maioria das pessoas, usam as redes sociais para pesquisar, comparar, ler e ouvir opiniões de outros consumidores e para comprar.

As redes sociais da sua hamburgueria devem ser atualizadas com frequência, pois quanto maior a presença digital, mais relevante se tornará para seu público. Mas cuidado, não saia postando qualquer coisa, os conteúdos devem refletir a experiência positiva que um cliente tem ao visitar a sua hamburgueria, logo, vale muito a pena investir em um telefone com uma câmera muito boa para tirar fotos vívidas e bem nítidas do negócio e dos produtos ofertados. As cores e a decoração devem refletir a mesma decoração encontrada no salão.

Outra dica é investir na produção de posts interativos e enquetes, que instigam o público a responder dando suas opiniões e comentando o assunto, isto ativa recursos no funcionamento das redes sociais, fazendo com que o conteúdo seja entregue a mais pessoas, pois as ferramentas entendem que se as pessoas estão comentando uma publicação, ela possa ser interessante para outras pessoas também. Outro tipo de posts que geram muito engajamento são posts que estimulam a marcar amigos nos comentários.

Site ainda é importante.

Ter um site é importante para contar a história do estabelecimento, disponibilizar rotas de como chegar, o cardápio on-line com fotos dos produtos, preços e ingredientes inclusos. O site precisa ser responsivo, ou seja, compatível para acesso via celulares também. Considerando que hoje o maior número de acesso virá deste dispositivo.

Divulgue e motive os clientes a comentarem e darem depoimentos, eles servem de motivação para clientes indecisos. Exponha os comentários tanto no site quanto nas redes sociais.

Apareça em destaque no google!

O Google é hoje a maior ferramenta de buscas da internet, segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Predicta, 90% das buscas no Brasil são feitas no Google logo estar presente neste site, quando o termo hamburgueria for pesquisado, é muito importante.

Uma das formas de aparecer em destaque, seja para quem pesquisar próximo do endereço da sua Hamburgueria, seja quando alguém pesquisar exatamente pela sua marca e estar cadastrado no Google Business.

O Google Business é uma ferramenta gratuita, que garante que seu negócio apareça sempre no google para buscas locais. Além disso, é este cadastro que fará com que seu negócio seja visível na ferramenta Google Maps. Para ser validado basta realizar o cadastro que o Google enviará uma carta física para o endereço da sua hamburgueria com um código, que deverá ser digitado na plataforma para “provar” que é um negócio real. Empresas verificadas no Google tem o dobro de chances de serem consideradas de confiança pelos usuários.

POSTS PARA HAMBURGUERIA

Comemos com os olhos primeiro ao ver uma foto nítida de comida, ativam em nosso cérebro áreas ligadas à fome e aí começamos a imaginar como seria o sabor daquela comida.

Os posts nas redes sociais de uma Hamburgueria devem apresentar cada item do cardápio de forma que pareçam deliciosos. Valorize a qualidade e a beleza de cada ingredientes, a carne suculenta, os molhos, o queijo derretendo, os vegetais e hortaliças frescas.

Cortar o hambúrguer ao meio é uma ótima forma de mostrar todos os ingredientes dentro do lanche. Insira também nas fotos os acompanhamentos, batatas fritas douradas, refrigerante com gelo e sobremesas. Seu conteúdo deve fazer com que as pessoas fiquem com água na boca.

O horário para compartilhar os conteúdos pode ajudar e muito nas vendas, e o melhor momento é quando a fome começa a apertar, fixe um horário para essas postagens para perto das 11h ou para próximo das 18h, por exemplo.

Procure sempre fotos do produto real, evite o uso de imagens de banco de imagens, que deixarão tudo com cara artificial. As fotos devem ser tiradas com cuidado e profissionalismo. Se puder contrate um fotógrafo profissional, se não puder considere comprar um celular com uma ótima câmera.

Procure colocar em seu cardápio os preços no destaque dos stories para que o cliente possa ter todas as informações necessárias sobre seu serviço. Não esqueça de endereço, telefone e quaisquer outras informações que você julgue importante.

Abuse do uso de hashtags, elas ajudam a atrair novos seguidores, ajudam a ampliar a visibilidade dos posts e atraem pessoas que estão interessadas nos temas postados.

Whatsapp Business

O WhatsApp, principalmente na versão business, é uma ótima ferramenta para atendimento. Além disso, ela permite que os clientes salvem o contato em seus celulares e a partir daí, a Hamburgueria pode desenvolver uma confiança nos clientes através da publicação de conteúdos no Status do WhatsApp. Seja mostrando etapas produtivas, seja apresentando promoções temporárias.

É interessante que seja colocado no site, um ícone flutuante de contato via WhatsApp, isso ajudará a captar novos clientes com atendimento rápido.

Caso exista, participe de grupos do seu bairro, e de tempos em tempos, envie promoções ou fotos dos hamburgueres.

Mídia impulsionada e Google Ads

A publicidade paga nas redes sociais permitem seu negócio ser encontrado por pessoas dentro de um perfil e uma região que você determina. A segmentação de anúncios dentro do facebook e do Instagram permite, mesmo com um orçamento diário pequeno, trazer novos interessados que podem se converter em clientes.

Pensando na hamburgueria como um negócio regional, investir 20 ou 30 reais diariamente pode fazer uma grande diferença.

O mesmo vale para anúncios pagos no Google, onde seu negócio pode ser sugerido para pessoas que estão procurando hamburgueria na sua região de atendimento.

Ambos podem ter seus anúncios programados em horários específicos, como meia hora antes do horário do almoço ou meia hora antes do fim do expediente em horário comercial.

Como podemos ver, há vários caminhos para chegar até ao seu público, o importante é sua hamburgueria ser lembrada na hora da fome, seja por uma experiência fantástica, seja pelo sabor marcante. Estar presente fará a diferença e tornará a sua hamburgueria a opção mais atraente para o consumidor.

Agora, se você está pensando em abrir uma hamburgueria ou em dar um upgrade na cozinha, converse com nossos especialistas e agende uma visita em nossa cozinha experimental, nossos chefs irão ajudar na escola das melhores soluções para seu negócio.

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